PREENCHA OS DADOS DA SUA CASA

Tipo de Habitação

Indique se a sua casa é um apartamento ou uma moradia.

Concelho

Indique o concelho onde está localizada a casa.

Morada

Indique a morada da casa, Rua/Avenida/Travessa, N.º/lote, andar e localidade.

Código Postal

Indique o Código Postal da casa

Número de Quartos

Indique o número de quartos de dormir da casa

Habitação nova ou usada?

Indique se a casa é nova (construção nova nunca habitada) ou usada.

Ano de construção

Indique o ano em que a casa foi construída, caso não tenha a certeza indique um ano aproximado (por exemplo indique o ano de 1955 se sabe que a casa foi construída algures na década de 50).

Área bruta privativa (m2)

Pode encontrar a área privativa na caderneta predial da sua casa (em áreas). A área bruta privativa corresponde à superfície total da casa, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos apartamentos nela se incluindo varandas fechadas. Excluir a quota-parte das áreas comuns as áreas em cave destinadas a estacionamento, as áreas das varandas abertas e as áreas de arrumos e arrecadações situadas em espaços exteriores à envolvente da casa.

Tem elevador?

Indique se existe elevador no prédio. Responda apenas sim ou não.

Área bruta dependente (m2)

Pode encontrar a área bruta dependente na caderneta predial, é igual ao somatório das áreas cobertas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior da casa, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso de habitação, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens e parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis, desde que não integrados na área bruta privativa.

Tem terraço?

Indique se a casa tem terraço, respondendo sim ou não.

Área de terraço (m2)

Caso a resposta à questão anterior seja sim, indique a área do terraço.

Tem garagem?

Indique se a casa tem garagem, respondendo apenas sim ou não.

Tem piscina?

Indique se a casa tem uma piscina, respondendo apenas sim ou não.

Área do terreno (m2)

Indique a área total do terreno onde está implantada a moradia. Caso a casa seja um apartamento não preencha este campo.

Situa-se num condomínio fechado?

Indique se a casa está dentro de um condomínio fechado, respondendo sim ou não.

É habitação social?

Indique se a casa é uma habitação social, respondendo sim ou não. São consideradas habitações sociais as habitações de custos controlados promovidas pelas câmaras municipais, cooperativas de habitação económica, pelas instituições particulares de solidariedade social e pela iniciativa privada com o apoio financeiro do Estado e destinadas à venda ou ao arrendamento.

Qual o nível dos acabamentos ?

O preenchimento deste campo não é obrigatório.
O preenchimento deste campo obriga a um exercício de autoavaliação do nível de acabamentos do imóvel. Para esse efeito considere a tabela seguinte onde estão indicados alguns exemplos de acabamentos por nível:

Acabamentos Bons Correntes Modestos Maus
Caixilharias Alumínio com corte térmico ou PVC e vidro duplo ou triplo. Alumínio lacado com vidro duplo. Alumínio com vidro duplo de uma gama baixa. Madeira ou alumínio com vidro simples.
Revestimento Pavimentos Soalho de madeira maciça. Pavimento flutuante com mais de 1,0 cm de madeira. Pedra natural. Pavimento flutuante com folha de madeira, lamparquet, ou tacos. Pavimento flutuante laminado ou tijoleira. Obsoletos.
Móveis de Cozinha Gama alta e média-alta. Gama média. Gama baixa. Obsoletos.
Equipamentos Sanitários Gama alta e média-alta. Gama média. Gama baixa. Obsoletos.

Notas: Os acabamentos bons dizem habitualmente respeito às casas da gama alta e média/alta. Os acabamentos correntes dizem respeito habitualmente às casas de gama média. Os acabamentos modestos dizem respeito habitualmente a habitações de baixo custo ou habitações sociais. Os acabamentos maus dizem respeito habitualmente a habitações mais antigas com acabamentos considerados obsoletos.

Selecione o nível de acabamentos que melhor se ajusta à casa. Caso não saiba responder, selecione a opção “Não sei responder”.



Estado de conservação

O preenchimento deste campo não é obrigatório.

O preenchimento deste campo obriga a um exercício de autoavaliação do estado de conservação do imóvel. A autoavaliação deve refletir o nível de anomalia e necessidades de reparações nos seguintes elementos do imóvel:

  • a) Estrutura do prédio;
  • b) Cobertura do prédio;
  • c) Paredes exteriores;
  • d) Pavimentos no interior;
  • e) Tetos;
  • f) Caixilharias e portas exteriores;
  • g) Instalações de eletricidade, de água e águas residuais.

Selecione o nível de conservação que melhor se adapta à casa. Caso não saiba responder, selecione a opção “Não sei responder”.

Estado de Conservação Excelente - Casa nova ou como nova. Todos os elementos acima referidos não apresentam anomalias ou apresentam anomalias sem significado.

Estado de Conservação Bom – Casa com um estado de conservação acima da média para a sua idade. Todos os elementos acima referidos não apresentam anomalias ou apresentam anomalias ligeiras, que implicam manutenção de rotina.

Estado de Conservação Médio – Todos os elementos acima referidos estão em condição funcional, apresentando algumas anomalias que requerem trabalhos de fácil de execução.

Estado de Conservação Mau – Alguns dos elementos acima referidos apresentam anomalias que requerem trabalhos de difícil de execução. A casa não está em condições de normal funcionamento, as anomalias existentes prejudicam o uso e o conforto da casa.

Estado de Conservação Péssimo – A casa não apresenta as condições mínimas de habitabilidade. Vários dos elementos acima referidos apresentam anomalias que colocam em risco a saúde e/ou segurança dos ocupantes. As anomalias requerem trabalhos de difícil de execução.




Indique a freguesia onde se localiza a casa e faça o seu comentário