Os serviços da ImoEconometrics incluem análise da procura e oferta no mercado imobiliário e os estudos de viabilidade económico-financeira.

Usando o nosso sólido conhecimento sobre finanças, mercados imobiliários e métodos avançados de research, a ImoEconometrics ajuda os clientes a tomar a decisão de investimento mais acertada.

Em qualquer estudo de viabilidade económico-financeira o rigor das previsões de procura é da maior importância. A ImoEconometrics estima as receitas das vendas no imobiliário com base em trabalho de campo e socorrendo-se de fontes de informação objetivas e rigorosas.

A modelação financeira imobiliária permite à ImoEconometrcs, em diálogo  com o cliente, testar diferentes cenários para o projeto imobiliário: Qual o resultado se os custos de construção aumentarem 10%? Qual o resultado se a absorção estiver 15% abaixo do previsto? Qual o resultado se os preços de arrendamento diminuírem 12%? Qual o impacto de uma redução da taxa de ocupação de 12%?

Uma vez analisada a concorrência e definido o potencial de procura do seu projeto imobiliário, são analisadas as diferentes variáveis com maior probabilidade de influenciar a performance do seu projeto imobiliário.

A análise de viabilidade do projeto imobiliário, geralmente, engloba uma análise abrangente da concorrência atual e futura e das potências ameaças.

A maioria de nossos estudos de mercado abordam algumas questões fundamentais como:

✓ Vai haver clientes para arrendar ou comprar o ativo imobiliário a desenvolver?

✓ Quem são os clientes potenciais (arrendatários ou compradores) para o ativo imobiliário?

✓ Qual a rapidez de comercialização do ativo imobiliário?

✓ Quais são os imóveis diretamente concorrentes (atuais e futuros) e qual a sua performance no mercado (número de unidades vendidas por unidade de tempo)?

✓ De que forma podemos melhorar o conceito imobiliário, aumentando a competitividade do ativo imobiliário?

✓ Quais são as soluções alternativas para o ativo imobiliário?

✓ Quais são os riscos e problemas associados a cada solução?

✓ Qual o potencial de negócio para uma nova empresa de mediação imobiliária?

Como exemplo, a análise da procura de projetos de habitação considera nomeadamente:

✓ Caraterização do comprador/arrendatário;

✓ Quais os serviços e equipamentos mais procurados;

✓ Como tem evoluído a população, número de famílias e sua caraterização;

✓ Qual a importância da dinâmica do turística no mercado (clientes estrangeiros);

✓ Evolução do rendimento e tendências;

✓ Evolução do emprego e desemprego e tendências;

✓ Evolução do crédito;

✓ Outros fatores dependendo do tipo de projeto.

E a análise da oferta de habitação considera nomeadamente:

✓ Inventariação dos projetos diretamente concorrentes (novos e usados);

✓ Taxas de ocupação e características do stock desocupado;

✓ Absorção recente de apartamentos/moradias, incluindo o tipo de compradores e inquilinos;

✓ Projetos em construção e em pipeline;

✓ Preços de vendas e de arrendamento e como eles diferem entre diferentes localizações e qualidade de produto.

✓ Serviços, equipamentos e fatores de sucesso de projetos existentes;

✓ Condições de venda.